Em junho, mês do Orgulho LGBTQIAP+, a operadora TIM promove ações de inclusão e apoio à comunidade, desenvolvendo uma campanha que une inteligência artificial (IA) e música. Desenvolvido pela agência BETC HAVAS, o projeto usa inteligência artificial para transformar histórias reais de orgulho em canções originais na voz da cantora Ana Vilela.

Chamada de Acolher.IA, a ferramenta terá como base a canção inédita “Aflora”, composta pela cantora para seu novo álbum, “Melhor que Ontem”. A letra, segundo Vilela, é como uma carta para ela mesma no passado, uma adolescente homoafetiva dentro de uma família conservadora. A ideia é que mais pessoas recebam uma mensagem de acolhimento, de forma personalizada.

Como vai funcionar

Ana Vilela vai começar essa corrente publicando “Aflora” em suas redes sociais e convidando o público a experimentar a ferramenta da operadora. Os influenciadores Diva Depressão e Rapha Vicente, nomes consolidados no squad nas mídias sociais da TIM, serão os primeiros a ganharem canções exclusivas para estimular outras pessoas a fazerem o mesmo.

Na página da ação Acolher.IA, as pessoas contarão um pouco de suas vivências e realidades como parte da comunidade LGBTQIAP+. Ao final, receberão uma música única, usando a inteligência artificial, com o mesmo beat do refrão da canção da Ana Vilela, mas com diferentes poesias, baseadas em seus relatos.