| Originalmente publicado no Teletime | A Oi confirmou o recebimento da proposta vinculante da Claro, TIM e Vivo, pela aquisição da unidade de celular da empresa por R$ 16,5 bilhões, mas ainda não tomou uma decisão por conta do acordo de exclusividade anterior com a Highline. A operadora afirma que “está avaliando as providências que pode e deve tomar em relação ao processo competitivo”, mas confirma que a oferta das teles tinha “condições financeiras mais vantajosas do que as propostas anteriores”.

O fato relevante enviado ao mercado nesta terça-feira, 28, destaca que, além do valor, as operadoras ofereceram “compromisso de celebração de contratos de longo prazo de prestação de serviços de capacidade de transmissão junto à Oi”. Claro, TIM e Vivo revisaram a proposta e divulgaram no final da segunda-feira, 27, a nova oferta.

A Oi havia concedido exclusividade à Highline do Brasil para a negociação pela divisão de celular da companhia por meio do assessor financeiro da Oi, o Bank of America Merrill Lynch (BofA). Na época, tratava-se da “melhor oferta vinculante, acima do preço mínimo estabelecido”.

A Highline havia obtido a preferência. Isso garante à empresa as qualificação da condição de “stalking horse” para participar do processo competitivo, além de garantir o direito de cobrir as outras propostas (“right to top”). Caso a nova oferta das teles seja aceita, essas qualificações e direitos passam para elas.