| Originalmente publicada no Teletime | A Highline ainda está no jogo pela Oi Móvel, apesar da proposta de R$ 16,5 bilhões (mais compromissos) da Claro, TIM e Vivo nesta semana. A negociação com a operadora, cujos termos são confidenciais, ainda está com exclusividade para a investidora de infraestrutura controlada pelo fundo Digital Colony até o dia 3 de agosto. E, como divulgado pela própria Oi, é uma proposta vinculante, o que significa estar em uma etapa já estável com a garantia de que a transação seria realizada.

Ou seja: a Highline não desistiu do processo de compra da Oi Móvel, conforme apurou Teletime. Nos bastidores do mercado, houve agitação após publicação na coluna do jornalista Lauro Jardim no jornal O Globo nesta sexta-feira, 31, que afirmava que a companhia de infraestrutura estaria para anunciar “nas próximas horas” a desistência da proposta. Mas a informação não procede.

A Oi teria impacto negativo com a desistência de um dos proponentes. A operadora perderia poder de negociação com a tríade de concorrentes, ainda mais se não houver outros interessados pela unidade produtiva isolada (UPI) da Oi Móvel.

Teletime apurou que a Highline tem ainda bastante espaço para negociação, e que não chegou a um ponto de estresse que motivasse a desistência. Tampouco ao ponto de fazer ameaça de saída, o que poderia levar a própria Oi a tentar manter a empresa no jogo para não perder o poder de barganha.

O fato, apesar do forte elemento especulativo que envolve a negociação, é que a Highline tem, desde o dia 22, acordo de exclusividade com a Oi para a negociação, que durará até a próxima segunda-feira, 3. A Oi já ressaltou estar avaliando a oferta da Claro, TIM e Vivo, sem nenhuma decisão tomada. Mesmo que o prazo do dia 3 passe, seria possível à proponente fazer o mesmo que as teles fizeram: uma oferta agressiva acima, ainda que elas também consigam um período de exclusividade.

Stalking horse

O elemento de “stalking horse” – ou seja, o direito de ser o primeiro a fazer um lance e com poder de cobrir a melhor oferta – tem também peso na negociação. A proposta das operadoras poderia ter essa qualificação como condicionante para ser vinculante, isto é, com garantia de ser efetivada. Por sua vez, a da Highline só teria a qualificação ao fim das negociações.

Conforme o comunicado do dia 27, a proposta da Claro, TIM e Vivo é sujeita a “determinadas condições, especialmente a seleção das ofertantes como ‘stalking horse'”. Já a proposta da Highline na semana passada destaca que “uma vez satisfatoriamente finalizadas as negociações dos documentos entre as Partes, a Oi tenha condições de pré qualificar a Highline, na condição de ‘stalking horse’, para participação no processo competitivo de alienação da UPI, garantindo assim o direito de cobrir (‘right to top’) outras propostas recebidas no referido processo”.