A Apple comunicou aos desenvolvedores que vai apertar o cerco sobre o uso indiscriminado de APIs em apps publicados no seu marketplace, em prol da privacidade. Até o terceiro trimestre de 2023, os profissionais deverão declarar a lista de APIs plugadas em seus apps no manifesto de privacidade (documento que todo profissional entrega à Apple para ter o app na App Store), de modo a ter uma aprovação dessas interfaces que fazem parte do seu app.

De acordo com comunicado da companhia para os profissionais, a mudança é apenas o começo para garantir que as APIs estão tendo seu devido uso, e será enrijecida até o final do primeiro semestre de 2024.

Em 2023, a Apple apenas enviará um alerta para os que não tiverem informado as APIs ou que não tiverem sido aprovados pela companhia, quando lançarem ou atualizarem um aplicativo. E em meados do próximo ano, o desenvolvedor só poderá atualizar ou publicar um app no marketplace se as APIs tiverem sido previamente aprovadas pela Apple.

Esse é mais um endurecimento da Apple em relação ao rastreio indiscriminado de usuários no ecossistema do iOS. O exemplo mais notório foi a mudança no iOS 14,5 que tirou a coleta de dados dos usuários como padrão, algo que impactou todo o setor de publicidade e mídia mobile, inclusive a Meta.

A empresa lembra que essas alterações foram apresentadas durante a sua conferência para desenvolvedores, a WWDC.