A startup de mobilidade wemobi ampliará sua oferta de viagens de São Paulo para Belo Horizonte e vice-versa, a partir do dia 1º de setembro. Lançada em agosto, a companhia atua em um modelo completamente digital com oferta de viagens interestaduais mais baratas. Até então, fazia apenas o trecho São Paulo – Rio de Janeiro.

“Atualmente temos a rota São Paulo – Rio de Janeiro, que opera diariamente em horários noturnos e partidas diurnas, às 10h30, quatro vezes na semana (segunda, quinta, sexta e sábado). Já a rota São Paulo – Belo Horizonte terá início em 1º de setembro e será realizada em horários noturnos. Ainda em setembro devemos começar mais uma ligação”, explicou Rodrigo Trevizan, diretor executivo da e-bus e Head da wemobi.

No rol de atualizações de trajetos até o final do ano, a companhia pretende levar sua oferta de viagens de ônibus para Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em seguida, a wemobi pretende atuar no interior de SP.

Plataforma

Rodrigo Trevizan, diretor executivo da e-bus e Head da wemobi

Criada dentro do grupo JCA, e com um aporte inicial de R$ 8,6 milhões do fundo 2A Investimentos, a wemobi consiste de uma plataforma de viagens que busca oferecer passagens de ônibus mais acessíveis: a viagem do Rio de Janeiro a São Paulo custa a partir de R$ 19,90. Seu sistema operacional conta com bilhete em QR code e tecnologia de reconhecimento facial da Zoox Smart Data para entrar no veículo, evitando assim o contato direto do passageiro com o motorista.

“A empresa faz parte da e-bus, unidade de negócio e inovação do Grupo JCA, mas tem sua independência financeira e de gestão das demais empresas do grupo. A wemobi usa o conceito de low cost-low fare, usado pelas companhias aéreas, que tem como base padronização de frota, carros maiores (15 metros) para um número maior de poltronas (68) sem perder conforto e automatização e digitalização dos processos para aumentar a eficiência e com isso ter uma base de custos que possibilite tarifas mais baixas, gerando demanda entre mercados de alta densidade populacional”, disse Trevizan, em resposta por e-mail.

Os ônibus são operados pela Viação Catarinense no caso da linha Rio de Janeiro-São Paulo e pela Viação Cometa para a linha São Paulo-Belo Horizonte, todos dentro dos regulamentos da ANTT, no formato de double deck (dois andares) e com a logomarca da empresa.

Atualmente sem um aplicativo, o head da operação explicou que a solução digital foi desenhada para a experiência e interação através do celular, mas sem necessidade de baixar um aplicativo. A passagem pode ser comprada online pelo site da empresa e apresentada por QR Code via tela do smartphone. Para a empresa, a escolha de não ter app é “mais amigável”, pois muitos usuários têm problemas de espaço de armazenamento e acabam deixando um número restrito de aplicativos salvos. Contudo, o executivo afirma que avalia todas as possibilidades de novas soluções e recursos para aprimorar a experiência, inclusive uma futura implementação de app.