5G

O leilão de 5G no dia 4 de novembro promete ser emocionante. Mobile Time analisou as regras do edital e destaca a seguir um resumo com alguns dos pontos mais importantes.

. As empresas interessadas terão que entregar suas propostas em envelopes fechados no dia 27 de outubro. Será um envelope por lote. E cada proponente terá que entregar envelopes para todos os lotes, mesmo para aqueles pelos quais não tenha interesse – neste caso, vai assinalar a opção “não apresenta proposta” no documento dentro do envelope. Essa medida faz com que não seja possível saber exatamente quantas empresas estão disputando cada lote.

. No dia 4 de novembro, na sede da Anatel, acontecerá a abertura dos envelopes. O leilão acontecerá lote por lote, na seguinte ordem por faixa de frequência: 700 MHz; 3,5 GHz; 2,3 GHz e 26 GHz.

. Para cada lote, após a abertura dos envelopes, as propostas serão organizadas em ordem decrescente de valor. Os proponentes que tiverem oferecido um valor equivalente a, no mínimo, 70% da proposta líder poderão apresentar um novo lance. Se não houver nenhum concorrente dentro desse limite, o proponente com o segundo maior preço terá o direito de fazer uma nova proposta.

. Cada novo lance precisa ser feito dentro de cinco minutos e ter um valor, no mínimo, 5% acima da proposta líder. Se não for apresentada nova proposta nesse intervalo de tempo, será considerada a desistência do participante. O processo se repete até sobrar uma única proposta.

. O ágio do leilão, ou seja, a diferença entre a proposta vencedora e o preço mínimo, será convertido em obrigações adicionais, dentro de regras pré-estabelecidas no edital.