O Instagram (Android, iOS) é a mais nova rede social bloqueada na Rússia. Os planos da interdição começaram a ser traçados na sexta-feira, 11, em resposta à decisão da holding Meta de manter em suas redes sociais – Facebook e Instagram – os discursos de ódio contra as autoridades russas e seus soldados quando se trata de posts sobre a guerra na Ucrânia. A interdição ao aplicativo aconteceu somente nesta segunda, 14.

Adam Mosseri, chefe do aplicativo, escreveu em um tweet: “Esta decisão cortará 80 milhões (de usuários) na Rússia uns dos outros e do resto do mundo, já que cerca de 80% das pessoas na Rússia seguem uma conta do Instagram fora de seu país. Isto está errado.”

https://twitter.com/mosseri/status/1502431327093604352

Durante o fim de semana, uma série de influenciadores postaram mensagens de despedida a seus seguidores, pedindo que eles os seguissem em outras plataformas – como o Telegram – ou sugerindo que baixassem um app de VPN para burlar o bloqueio.

Segundo pesquisa realizada por data.ai a pedido de Mobile Time, existiam cinco apps de rede privada virtual ou que deixam o handset mais rápido na lista dos dez mais baixados recentemente na Rússia (dados de quarta-feira, 9).

Não à toa, Tanya Mingalimova, uma blogueira com mais de 250 mil seguidores no Instagram, segundo a CNBC, escreveu na tarde de domingo: “Meus planos para a noite são jantar e instalar uma VPN”.

Discurso de ódio

Nesta segunda, o Facebook recuou e mudou sua política de moderação de conteúdo sobre a guerra esclarecendo que usuários não podem fazer posts pedindo o assassinato do presidente do país, Vladimir Putin ou outros chefes de estado.

De acordo com reportagem da CNBC, a Meta também esclareceu que uma flexibilização temporária relatada anteriormente de sua política de discurso de ódio se aplicaria apenas à permissão de postagens de usuários na Ucrânia fazendo ameaças às forças atacantes e “somente no contexto do discurso sobre a invasão militar russa da Ucrânia”.

O esclarecimento vem depois que a Rússia abriu um inquérito criminal sobre Meta na sexta-feira por causa da mudança em sua política de discurso de ódio e depois que o país restringiu o acesso dos usuários ao Instagram. A Rússia bloqueou o Facebook logo após a invasão, quando a plataforma colocou limites nos meios de comunicação afiliados ao governo.