Quantas vezes você olha para a tela do seu smartphone por dia? Segundo uma pesquisa feita pela Deloitte, o brasileiro olha, em média, 78 vezes para o seu smartphone diariamente. Mulheres o fazem mais vezes do que os homens: 89 contra 69. E, como era de esperar, a prática é mais frequente entre os jovens. Aqueles com 18 a 24 anos olham em média 101 vezes por dia para o seu telefone móvel, o dobro da quantidade verificada entre as pessoas entre 45 e 55 anos. A pesquisa foi feita por meio de um questionário eletrônico com 2 mil pessoas no Brasil, com idades entre 18 e 55 anos e distribuídas pelas cinco regiões do País.

Segundo a pesquisa, 57% dos brasileiros com smartphone checam o aparelho em menos de cinco minutos depois de acordarem, incluindo 35% que dizem verificar imediatamente após despertarem – mesmo sem contar quem o faz apenas para desligar o despertador ou outra atividade trivial.

Praticamente metade dos usuários brasileiros de smartphone concordam em compartilhar seus dados de utilização do aparelho com empresas: 31% aceitam fazê-lo desde que possam escolher quais dados dividir e 17% aceitam sem qualquer restrição.

A pesquisa averiguou também que o smartphone é o canal favorito para o acesso a redes sociais para 55% dos brasileiros que têm o aparelho. 67% deles usam o smartphone como sua câmera fotográfica principal. E 37% dos entrevistados afirmam tirar pelo menos uma foto por dia.