Uma tendência facilmente observada é o crescimento dos aplicativos de mensagem over-the-top (OTT) em dispositivos móveis, como Line, WeChat e WhatsApp. Assim, não chega a ser uma surpresa que a empresa de consultoria Ovum tenha divulgado nesta quinta, 28, um relatório no qual vê uma nova onda de players OTT chegando ao mercado em 2014, bem como uma tendência de superar a popularidade de redes sociais em dispositivos móveis. A novidade é que esse crescimento enfim deverá começar a gerar receita para essas empresas que disputam a liderança do mercado.

"Esperamos que o social messaging comece de maneira lenta, mas certa, a gerar receitas, que irão ajudar na evolução das ofertas dos players de aplicativos de mensagem", disse o analista de consumo de telecom da Ovum, Neha Dharia, no comunicado. Ele explica que o consumo dessas plataformas está crescendo rapidamente tanto em mercados desenvolvidos quanto em desenvolvimento.

A empresa prevê que, no futuro, as companhias OTT irão passar a incluir serviços além de mensagens, como games, pagamentos móveis, serviços de informação e outros. Os aplicativos continuarão a evoluir por si, usando a tecnologia para criar serviços contextuais para os consumidores.