Lançado em setembro no Brasil, o serviço Google Play Música, que une armazenamento de MP3 na nuvem e streaming de 30 milhões de músicas no estilo over-the-top (OTT), como o Spotify, está querendo fincar os pés de vez no gosto do consumidor brasileiro. A companhia lançou recentemente uma promoção que dá 60 dias para experimentar a plataforma gratuitamente e de forma ilimitada e sem anúncios. Assim, o usuário que optar por testar o OTT poderá escutar o streaming das faixas (sem precisar tê-las), criar rádios personalizadas e pular as faixas quantas vezes quiser. O recurso dá ainda a opção de selecionar músicas, álbuns, playlists e artistas para ouvir offline.

O aplicativo do Google Play Música é gratuito e pode ser baixado tanto para aparelhos Android (KitKat ou superior) quanto para iOS 7 ou superior. Logicamente, o serviço de streaming depende de conexão à Internet no dispositivo – ou seja, se estiver em uma área sem cobertura móvel ou Wi-Fi, só será possível utilizar se o usuário contar com as músicas offline, daí a vantagem do plano premium. Após o período de testes, a mensalidade é de R$ 12,90 para quem assinar até 7 de janeiro, passando depois para R$ 14,90 para os demais. O Google oferece ainda possibilidade de pagamento por meio da carteira eletrônica Google Wallet, saldo da loja de aplicativos Google Play e fatura direta com a operadora.