A Lenovo vai investir US$ 100 milhões em seu ecossistema de inteligência artificial global. Desse montante, 15% deverá ser destinado à América Latina. Batizada como AI Innovators, a iniciativa foi apresentada para a imprensa e desenvolvedores brasileiros nesta terça-feira, 28.

Este montante faz parte de um investimento de US$ 1 bilhão da companhia no desenvolvimento de IA para os próximos três anos.

Antes de chegar à região latino-americana, o programa estava em outras regiões, como Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico, sendo que um terço das 70 participantes estão nos Estados Unidos.

Além do ecossistema que criou mais de 150 aplicações de IA, a companhia de tecnologia investiu em sete startups brasileiras de IA (Monux, CTA Smart, InfoPrince, SYOS, Beegol, IBBX e Rumina) por meio do Lenovo Ventures, seu fundo de aceleração.

Vale lembrar que Mobile Time adiantou a chegada do AI Innovators em junho deste ano.

Entenda

Segundo Nicholas Borsotto, head do Lenovo AI Innovators, a ideia é unir em uma comunidade clientes da Lenovo e parceiros de tecnologias (aqui chamados de fornecedores independentes de software – ISVs), em diferentes verticais e casos de uso.  Mas o executivo ressaltou que não é toda tecnologia de IA que a Lenovo está procurando, ou seja, existe uma necessidade de atender as demandas dos seus clientes.

Borsotto explicou que a visão da companhia não é “o ganhador leva tudo” com uma empresa ou país liderando a inteligência artificial. Mas a companhia quer montar essa comunidade e encontrar “os campeões da IA” do futuro, inclusive parceiros “menores e regionais”.  Entre os setores que a empresa olha estão varejo, manufatura, cidades inteligentes, finanças, saúde, entre outros.

“Não pode ser uma ISV muito grande, pois queremos trabalhar juntos com clientes e parceiros”, disse. “Procuramos empresas com grandes soluções e tecnologias que causam impacto. Mas que não estejam tanto (no estágio) de pesquisa”, completou.

Ganha-ganha

Atualmente, o programa tem mais de 70 startups em diversas indústrias ao redor do mundo. Juntas, essas empresas têm valor de mercado acima de US$ 10 bilhões. As 150 aplicações criadas no ecossistema da Lenovo geraram US$ 500 milhões. Em negócios com grandes empresas que usufruem do ecossistema, há companhias como NVIDIA, SAS, IBM e Aston Martin. Os casos de uso de sucesso são de tecnologias de IA na equipe de F1 da Aston Martin, assim como aplicações de smart cities em Barcelona e Santiago.

O programa abarca startups em três estágios: exploratórias, empresas iniciantes que buscam por um ‘fit’ de mercado; intermediárias, que querem simplificar a implementação de suas soluções e serviços com tecnologia Lenovo; e parceiros de larga escala que querem avançar em novos mercados. Em contrapartida, a Lenovo oferece para eles laboratórios, apoio de marketing, de criação de provas de mercado (POCs), vendas, expertise, suporte em internacionalização e logística.

Imagem principal: Nicholas Borsotto, head do Lenovo AI Innovators, em conexão por vídeo direto da Alemanha (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)