A startup uruguaia BrainLogic AI, fundada por especialistas em inteligência artificial (IA) e comércio eletrônico, anunciou o investimento de US$ 5 milhões para impulsionar o desenvolvimento do Zapia, um assistente pessoal de IA focado para o público latino-americano. O bot permite que as pessoas da região obtenham respostas a consultas por áudio ou mensagem de texto em tempo real via WhatsApp.

O Zapia está disponível para uma quantidade limitada de pessoas, acessando por meio de uma lista de espera, de forma gratuita. O serviço oferece dicas, de forma personalizada, a partir da localização do usuário, para encontrar um bom lugar para comer perto do trabalho, ficar atualizado sobre notícias do dia, descobrir onde encontrar um produto e seu preço, transcrever áudios em vários idiomas com apenas um reenvio, verificar a previsão do tempo ou receber ideias de receitas para o dia.

O projeto recebeu uma injeção de capital liderada pela Factory HQ – uma empresa de capital de risco do Vale do Silício criada por especialistas em IA de Stanford.