O app oficial da Fifa é talvez o mais bonito aplicativo de resultados de futebol que já testei, com design elegante e simples. Mas beleza não põe a mesa, como diz o ditado popular. O app traz os resultados em tempo real de mais de cem ligas nacionais do mundo inteiro, porém, não inclui os campeonatos estaduais do Brasil e nem a Copa Libertadores da América, o que faz muita falta para qualquer torcedor brasileiro. Tampouco oferece estatísticas sobre times ou jogadores, o que também o deixa para trás em relação a alguns apps concorrentes – lembro especificamente do iG Futebol, que é bastante completo nesse sentido.

Algumas especificidades são típicas da mídia europeia e podem causar estranheza para o usuário brasileiro, como a cronometragem do jogo em 90 minutos, em vez de dois tempos de 45, como estamos acostumados por aqui. Nas tabelas de classificação dos campeonatos, a coluna de pontos é a última, quando nos jornais brasileiros costuma ser a segunda, logo depois dos nomes dos clubes.

Além disso, quando comecei a usar o app, em dezembro, quando do mundial interclubes da Fifa, notei uma irritante demora na atualização dos resultados das semifinais. Pode ter sido algo pontual, pois não observei o problema na final e em outros campeonatos.

Apesar desses problemas, trata-se de um app interessante para quem deseja dar uma volta ao mundo pelas ligas nacionais. Pode-se acompanhar os resultados de campeonatos recheados de estrelas, como o espanhol, até a primeira divisão de Botsuana, dentre vários outros países africanos, caribenhos, asiáticos e onde mais você lembrar das suas aulas de geografia.

Por fim, o app disponibiliza os rankings masculino e feminino de seleções da Fifa, além de notícias sobre o mundo da bola. Obviamente, não se fala nada sobre os protestos no Brasil contra a realização da Copa do Mundo: o noticiário é totalmente chapa-branca.

Link para download na Google Play

Link para download na App Store