Como vamos criar uma geração que tenha pensamento crítico? Como vamos educar pessoas que queiram acabar com a pobreza das comunidades, que questionem, que acreditem que o ser humano não merece viver assim? Como podemos colaborar com a sociedade? Não precisamos criar robôs, e sim crianças felizes. E o que faremos para incentivar essa capacidade de felicidade? A tecnologia é um facilitador para que tudo isso aconteça. Ou seja: para o progresso humano.

Estas foram as afirmações de Aléssio Hagen, diretor para governo e cidades digitais da Dell Technologies América Latina, no evento virtual “Sociedade Conectada: o papel dos governos e da tecnologia na Revolução Digital”, promovido pela empresa nos dias 27, 28 e 29 de janeiro.

Na mesa intitulada “Educação e Inclusão Impulsionadas pela Tecnologia e Transformando a Sociedade”, Hagen explicou seu entendimento para o uso de ferramentas digitais na educação, e apresentou a proposta da Dell intitulada Solução de Tecnologia Educacional 360 graus. Trata-se de uma plataforma que permite acompanhar o progresso de cada estudante, por meio de um banco com conteúdo escolar multimídia, oficinas e laboratórios virtuais de aprendizagem, apoio aos professores, e educação emocional. Para lugares com baixa conectividade, um servidor é enviado à escola, permitindo que o aluno possa acessar estes conteúdos de seus smartphones sem pagar nada por isso. “Estamos fechando parceria com algumas operadoras de diversos países para que os telefones possam navegar gratuitamente para uso escolar em áreas remotas.”

De acordo com Hagen, que falou diretamente da Cidade do México, onde vive, a tecnologia deve ser usada para educar de acordo com as demandas do mundo atual, que mudaram. “O sistema educativo vigente foi criado durante a Revolução Industrial para formar trabalhadores da indústria. Agora, precisamos de profissionais criativos, que saibam como criar uma vacina de uma hora para outra, ou empregos, ou mobilidade social”, refletiu. E completou: “O ‘chip’ das empresas de tecnologia que pretendem atuar na educação deve ter três pontos: pensamento crítico, empreendedor e a necessidade de ser feliz”.