| Publicada originalmente no Teletime | A Dell Technologies e a Nokia anunciaram a extensão de uma parceria estratégica para promover tecnologias como as de infraestrutura da Dell e conectividade sem fio privada da Nokia, para avanços em arquiteturas de rede abertas no ecossistema de telecomunicações e casos de uso privado de 5G entre empresas.

Segundo as companhias, com o acordo a Nokia adotará a Dell como parceira principal para os clientes existentes do Nokia AirFrame, oferecendo a tecnologia da Dell como a infraestrutura preferencial para implantações de nuvem em telecomunicações.

“Por meio da nossa colaboração, a Nokia e a Dell Technologies vão aproveitar a experiência de cada empresa e a expansão da distribuição para dimensionar de forma simples e rápida as redes de telecomunicações modernas e casos de uso do 5G privativo“, disse o vice-presidente sênior e gerente geral de negócios de sistemas de telecomunicações da Dell Technologies, Dennis Hoffman.

Já o diretor de estratégia e tecnologia da Nokia, Nishant Batra, afirmou que a parceria vai tornar as duas empresas mais flexíveis para atender às crescentes demandas e exigências futuras dos clientes em serviços de comunicações.

“A experiência em transformação digital e a escala global, os serviços e o suporte da Dell fornecerão uma opção de transição perfeita para os clientes Nokia AirFrame, e a vasta experiência da Nokia no projeto, implantação e operação de redes móveis públicas e privadas de alto desempenho fornecerá aos clientes da Dell uma solução abrangente, sem fio, privativa e escalável”, explicou o diretor.

Detalhes

Em nota, a Nokia afirmou que a parceria entre ela e a Dell estabelece a Nokia Digital Automation Cloud (NDAC) como a escolha principal da Dell para soluções sem fio privadas em casos de uso de edge para clientes corporativos. As duas empresas colaborarão na integração da NDAC da Nokia com a plataforma de software de operações de ponta da Dell, chamada NativeEdge. A expectativa é de que isso resulte em uma solução abrangente e escalável para atender diferentes projetos das empresas.

Além disso, as duas empresas vão auxiliar na transição dos clientes AirFrame existentes ao longo do tempo para o amplo portfólio de infraestrutura da Dell – incluindo servidores Dell PowerEdge, desenvolvidos especificamente para cargas de trabalho de redes de telecomunicações modernas, do núcleo à borda e à RAN.

As empresas também vão conduzir testes de plataformas e aplicações para gerenciamento do ciclo de vida no Dell Open Telecom Ecosystem Lab. Por fim, as empresas informaram que planejam certificar cargas de trabalho em blocos de infraestrutura da Dell Telecom que suportam as ofertas de nuvem da Nokia.