A Dell apresentou produtos e serviços de rede voltados para o 5G nas operadoras de telecomunicação, além de um laboratório de inovação no Texas nesta quarta-feira, 9. A concepção da empresa é ajudar na transformação de redes com o 5G, passando de um modelo proprietário para um modelo mais aberto.

“Os anúncios de hoje estão associados aos posicionamentos da Dell em ajudar os provedores de serviços de comunicação. Até agora, são desafios que as telcos nunca haviam passado. O mundo era guiado por voz ou dados”, disse Sandro Tavares, diretor de telecom da Dell. “O 5G vai conectar pessoas, equipamentos, novas serviços e automações. Com isso, as operadoras poderão mudar para novas fontes de receita e serviços”, completou.

Das soluções, a Dell apresentou um ecossistema aberto de telecomunicações e cloud-native. Na prática, as operadoras de telefonia poderão usar arquiteturas de referência da Dell e de seus parceiros para implementar as redes virtualizadas e preparadas para novas demandas, como edge computing. Entre seus parceiros estão:

– Softwares da Affirmed;

– Equipamentos de rede privada da CommScope RUCKUS;

– Soluções de computação de borda com acesso múltiplo (MEC) com Intel Smart Edge;

– Software de Core 5G da Nokia;

– Parceria com a Mavenir para desenvolver o software 5G Open RAN com os servidores Dell EMC PowerEdge XR11 ruggedized.

Tavares explica que a ideia é que este ecossistema ajude a “construir e monetizar a arquitetura de rede, construir e monetizar com edge computing e abarcar cloud-native”. Combinada a essa estrutura está o projeto Mayweaver, uma solução de software que permite implementar de maneira autônoma o gerenciamento de redes, dispositivos conectados e armazenamento.

“Nesta transformação das redes de telecomunicações, nós saímos de um modelo proprietário para um mundo aberto, de muitas conexões. Isso permite baixos custos e mais players neste mercado”, afirmou Raymundo Peixoto, vice-presidente sênior de data center para América Latina na Dell. “O primeiro desafio no 5G é baixar os custos da operadora e potencializar novas empresas que terão conexão com novos pessoas e máquinas”, conclui.

Lab

Outra novidade da companhia é um laboratório dedicado à inovação do 5G. Localizado em Round Rock, Texas, cidade a 31 km da capital Austin, o local servirá para parceiros do ecossistema de 5G (operadoras, em especial) testarem soluções e aplicações antes de levarem para o mercado. Tavares explica que o laboratório será lançado até o final de 2021. Enquanto isso, a companhia trabalha com seus parceiros em um pré-laboratório para ajudar essas empresas.