O CPQD obteve financiamento do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) para realizar o seu projeto Redes Ópticas de Transporte, Acesso e xHaul do Futuro (ROTA-x). O projeto tem duração de três anos e integra o Plano de Aplicação de Recursos (PAR) do Funttel. Entre 2023 e 2025, o seu valor será de R$ 12 milhões.

Com testes experimentais em laboratórios, desenvolvimento de dispositivo ópticos e validação (provas de conceito com operadoras e ISPs), o seu objetivo é comprovar a convergência entre redes ópticas e sem fio com foco em prover infraestrutura para 5G e futuramente 6G.

Além da convergência entre as redes ópticas e móveis, as provas também avaliarão a integração de camada física e planos de controle com virtualização e elementos separados e interoperáveis, em redes criadas via software.

Entre os impactos esperados para o Rota-x estão a melhoria na qualidade da infraestrutura de redes, com uma transmissão e recepção de sinais de pelo menos 50 Gbps. Para o usuário, uma rede neste sentido traria melhor qualidade de conexão em regiões fora dos grandes centros urbanos.

Por sua vez, um melhor transporte de redes trará mais qualidade para o consumidor na ponta permitirá a oferta de novas aplicações (como telemedicina e EaD) para regiões longínquas.

Crédito: imagem produzida por Mobile Time com IA generativa (Dall-E 3)