O Nubank teve o seu pedido aprovado pelo Office of the Comptroller of the Currency (OCC) para montar um banco nacional nos EUA. Ao longo dos próximos 12 meses, a instituição financeira brasileira precisa atender a certas especificações determinadas pelo OCC e também pelo Federal Reserve (equivalente norte-americano ao Banco Central) e à Federal Deposit Insurance Corporation (similar ao FGC brasileiro). A empresa deve abrir seu banco nos EUA dentro de 18 meses, ou seja, em meados de 2027.

Com a licença, o Nubank poderá oferecer contas bancárias, empréstimos, cartões de crédito e custódia de ativos digitais no mercado norte-americano.

Sua operação no país será liderada por sua cofundadora Cristina Junqueira. O ex-presidente do BC brasileiro Roberto Campos Neto será chairman da diretoria.

Os EUA será o quarto país com operação do banco digital. A companhia nasceu no Brasil e se expandiu para Colômbia e México nos últimos anos. Hoje tem 127 milhões de clientes somando os três países em que atua.

Nubank e Inter

A notícia chega poucas semanas depois de outro banco digital brasileiro anunciar sua entrada nos EUA, o Inter.

Vale notar que a licença que o Nubank conseguiu é diferente daquela obtida recentemente pelo Inter. A do primeiro é nacional, enquanto a do Inter é emitida pelo estado da Flórida. Mas como o Inter é um banco online ele pode atender clientes em outros estados norte-americanos através de seus canais digitais.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!