O Facebook suspendeu temporariamente a publicação de novos chatbots ou quaisquer apps no Messenger. A medida está relacionada ao recente escândalo de vazamento de dados envolvendo a Cambridge Analytica e a rede social. Os bots publicados até o momento seguem operando normalmente.

Durante esse fechamento temporário para novos bots, o Facebook vai analisar sua política para publicação de apps e bots no Messenger e fazer eventuais ajustes.

A decisão está em sintonia com outras medidas anunciadas esta semana pela empresa, que incluem: 1) uma investigação profunda de todos os apps que tiveram acesso a grandes quantidade de dados e que foram lançados antes da mudança das regras de privacidade da rede social em 2014; 2) apps que tiverem infringido as regras serão banidos e seus usuários serão devidamente informados; 3) simplificação dos comandos de gerenciamento de privacidade pelos usuários; 4) adoção de regras mais criteriosas para a construção de aplicações B2B no Facebook; 5) oferta de recompensa para quem informar sobre mau uso de dados pessoais por algum app no Facebook.

Em comunicado, a equipe do Messenger informa que tentará conduzir esse processo o mais rapidamente possível e que manterá a comunidade de desenvolvedores devidamente informada sobre qualquer novidade.