O armazenamento em nuvem e a inteligência artificial estão presentes na exposição Das Tripas Coração, da artista visual Kátia Wille, que será inaugurada no próximo sábado, 30 de março, na Galeria do Lago, no Museu da República, Rio de Janeiro.

A exposição interativa é uma parceria com a Microsoft, que empresta os serviços cognitivos do Azure, seu serviço de nuvem. O projeto reúne recursos de visão computacional – incluindo algoritmos de análise de sentimento – e também de reconhecimento de fala, robótica, análise de ambiente para conectar o público à obra. Projeções de estruturas e peças exclusivas que usam a robótica e permitem a movimentação da obra no espaço de acordo com as reações do público.

“Das tripas coração”, a exposição interativa com o uso de inteligência artificial em parceria com a Microsoft da artista Kátia Wille também conta com pinturas

Wille apresenta três obras e cada uma delas interage de forma distinta com o público. A primeira reage de acordo com a análise de aproximação da plateia e se movimenta de acordo com o público no ambiente. O segundo trabalho se concentra nos sentimentos do público. Dependendo do sentimento e das expressões faciais, ela se desloca de uma maneira. Já a terceira obra explora a voz: faz perguntas e, de acordo com as respostas, o trabalho se desloca no espaço.

A exposição Das Tripas Coração, da artista Kátia Wille tem abertura prevista para sábado, 30 de março, das 14h às 17h e pode ser vista de terça à sexta, das 10h às 12h e das 13h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h. A exposição é gratuita e classificação livre.