Um planejamento criterioso, seguindo uma metodologia apropriada, é a chave de sucesso para qualquer projeto de rede privativa móvel, recomenda Tom Luiz Araujo, diretor de vendas da CelPlan, que participou do evento UTCAL 2023, nesta quarta-feira, 29, no Rio de Janeiro.

A CelPlan atua como integradora e desenvolveu uma metodologia própria para projetos de redes privativas. “Somos uma integradora agnóstica independente para redes de missão crítica. Não somos atrelados a nenhum vendor ou tecnologia específicos. Nosso objetivo é que o cliente tenha a melhor rede”, disse Araujo. 

O primeiro passo consiste em avaliar os ativos de rede existentes do cliente e analisar como podem ser aproveitados no novo projeto. Depois, é fundamental ouvir diferentes setores dentro da empresa para definir as necessidades atuais e futuras para a rede privativa, o que vai auxiliar na decisão sobre a frequência e a tecnologia utilizadas. “Um rede privativa não é para servir um setor único de uma empresa, mas diferentes setores, com diferentes dores. Tivemos um caso com uma empresa de agro em que havia demandas até do jurídico e do RH pela rede privativa”, exemplificou.

Também é importante fazer uma avaliação prévia de interferências no local antes de implementar a rede, o que facilita identificar de onde provêm os sinais interferentes para reclamar junto ao órgão regulador. Outro passo do planejamento consiste em avaliar a propagação do sinal nos pontos onde serão instaladas as antenas. E, claro, fazer uma análise regulatória sobre as faixas disponíveis, para assegurar que não há risco de a rede precisar ser desfeita no futuro por conta de uma nova destinação do espectro.

A CelPlan participou de vários projetos de redes privativas móveis no Brasil, como o da CPFL, composta por oito sites 4G para atendimento de 711 religadores de energia. Outro exemplo é uma rede privativa para a Vale em uma ferrovia que liga Vitória a Belo Horizonte, que está em fase de implementação. Quando concluída terá 139 sites ao longo de 900 Km de linha férrea cruzando 120 cidades.