O ministro da Finlândia da Cooperação para o Desenvolvimento e Comércio Exterior, Ville Skinnari, esteve em São Paulo, nesta segunda-feira, 8, e teria manifestado o interesse de seu País em participar da implantação da rede privativa do governo brasileiro.

Segundo comunicado do Ministério das Comunicações do Brasil, o assunto foi abordado durante reunião com Artur Coimbra, secretário de telecomunicações do MCom. A implantação da rede privativa da administração federal está prevista para 2022, e dependerá de equipamentos fornecidos por empresas que cumpram diversas restrições previstas no edital do 5G. A chinesa Huawei, por exemplo, está fora desta disputa, pois não teria atendido aos requisitos impostos pelo edital. Já a Finlândia é sede de importantes empresas fabricantes de equipamentos, como a Nokia, e que estão no páreo.

Coimbra afirmou que “o governo da Finlândia deixou claro que quer apoiar a realização de pilotos do 5G Standalone no Brasil para demonstrar o uso da tecnologia e para permitir também a expansão para outras regiões da América Latina”.