netylink

Os executivos Damian Zisman, Claudio Blatt e Danilo Pacagnella, do Grupo ELSYS & Netylink

O FWA é visto como uma alternativa de conexão à Internet para locais aonde a fibra óptica não chega. Mas nas primeiras semanas de operação da Netylink, operadora FWA criada pela ELSYS, a demanda pelo FWA em grandes centros urbanos está surpreendendo, dizem executivos companhia, em conversa com Mobile Time.

Nos centros urbanos, empresas e residências estão contratando a solução para atuar como redundância. Serve de exemplo o caso de uma rede de pet shops de Campinas: “O gerente de TI contratou para uma das lojas e agora vai levar para todas. Até então ele sofria com problemas de Internet por causa de fibra partida em alguma loja. Ele disse que a Netylink vai devolver o final de semana para a família dele”, relata Damian Zisman, CEO do Grupo ELSYS & Netylink.

A velocidade e a latência em alguns locais também têm surpreendido e feito até com que o FWA passe a ser o acesso primário, no lugar da fibra. Já foram medidos throughputs de 700 Mbps em Campinas e de 1 Gbps em Jundiaí na rede da Netylink, afirma Zisman.

Latência

A latência, por sua vez, tem feito a diferença quando comparado com a conectividade via satélite, no interior. O executivo relata o caso de um gerente de TI de uma fintech que tem Starlink em casa, mas contratou a Netylink por causa da latência.

No caso da Starlink, a latência passa de 70 ms e isso acaba travando o uso de aplicativos bancários, por causa de mecanismos de combate a fraude. Com a Netylink a latência fica abaixo de 20 ms e os apps bancários funcionam normalmente.

Dados ilimitados nos planos Netylink

Outra vantagem que começa a chamar a atenção dos consumidores é o fato de os planos terem franquia ilimitada, algo raro quando se trata de conectividade móvel. Para poder garantir isso, a Netylink se baseou nos dados que a ELSYS tem de uso de suas mais de 500 mil antenas Amplimax vendidas no mundo.

A operadora comercializa dois planos: Netylink Conecta e Netylink Pro. O primeiro é sobre a rede 4G e o segundo, 5G, por mensalidades de R$ 299 e R$ 499, respectivamente, ambos com dados ilimitados.

O serviço da Netylink usa as redes de Claro, TIM e Vivo, com as quais mantêm contratos de atacado. São utilizadas antenas Amplimax, fabricadas pela ELSYS, com instalação feita por técnicos da Netylink.

Expansão

A Netylink foi lançada no começo de abril em São Paulo, mas promete estar à venda no Brasil inteiro até o final do ano. E a expectativa é atingir 100 mil assinantes após os primeiros 12 meses de operação, informou Danilo Pacagnella, Head de Marketing Grupo ELSYS & Netylink.

“Não existe limitação técnica para atendermos o Brasil inteiro. Mas queremos crescer com bom atendimento, então precisamos de tempo para treinar a equipe. Nossa ambição é até dezembro estarmos em todo o Brasil. O plano de expansão se orienta pela demanda. Bahia e Minas Gerais, por exemplo, estão demandando bastante. Vamos chegar primeiro aonde a procura estiver mais quente”, explica Claudio Blatt, presidente do conselho da ELSYS & Netylink.