Christian Gebara, CEO da Vivo

O CEO da Vivo, Christian Gebara, defendeu nesta quarta-feira, 29, a oferta tríplice de sua operadora com TIM e Claro pelo negócio móvel da Oi. Durante conferência com analistas de mercado para apresentar os resultados do segundo trimestre de 2020, Gebara disse que há sinergias em gestão de redes, gerenciamento de clientes, atividades e canais comerciais, além do espectro.

“Estamos falando de três operadoras que atuam nesse mercado há décadas. A migração para os usuários de nossas redes será mais fácil. Temos torre e temos espectro para apoiar a nova contribuição dos clientes que herdaremos, se for o caso”, afirmou o CEO.

Huawei

Outro tema abordado na conferência foi a manutenção da Huawei como um dos seus fornecedores de rede. Gebara disse que a Vivo segue com a estratégia de múltiplos fornecedores e que manterá isso, mas a companhia observa as movimentações do mercado e acatará as decisões do regulador (Anatel). De todo modo, ressaltou que prefere a estratégica com mais de um fornecedor, e que isso inclui a empresa chinesa.

“Estamos acompanhando de perto. Temos toda a segurança do nosso hardware para qualquer fornecedor. Temos o mais alto padrão de segurança, mas precisamos cumprir tudo o que for decidido, toda tomada de decisão do nosso regulador”, afirmou.

“Nós trabalhamos com uma estratégia de vários fornecedores, algo muito benéfico não apenas pelo preço, mas também pela inovação. Até o momento, continuamos com nossa estratégia (de múltiplos fornecedores), mas monitorando qualquer decisão para o 5G (no Brasil)”, completou.

Negócios

Outro tema debatido junto aos analistas foi a performance da companhia durante a crise do novo coronavírus. David Melcon, CFO da operadora, explicou que pelo lado B2C, que representa 75% da receita da Vivo, o cliente foi mais resiliente à crise. Por sua vez, no B2B, que responde por 20% do faturamento, o efeito foi mais forte em pequenas e médias empresas, além de companhias que estavam preocupadas com a liquidez e proteção de caixa.

Sobre a receita média por usuário (ARPU), que teve queda de R$ 0,70 no trimestre, Gebara explicou que o resultado foi influenciado pelo fechamento das lojas, principalmente no pós-pago, que depende muito das lojas físicas. Disse ainda que não conseguiram lançar os novos planos da linha Selfie em lojas, o que incrementaria o ARPU, uma vez que tem parceiros como Rappi, Spotify e Netflix. Mas planeja lançar mais planos do Selfie com outros parceiros em breve. Também lembrou que, mesmo com o retorno normal das atividades (80% das lojas já foram reabertas), o ARPU não terá o nível de crescimento de anos atrás, pois a inflação é baixa.