A Xiaomi quer atuar no segmento de inteligência artificial no Brasil. Ainda não há definições a respeito, mas a empresa chinesa pode formar uma parceria, com Amazon ou Google, por exemplo, ou até trazer a sua assistente virtual para o País, a Xiao Ai, embarcada em um dispositivo – como um smart speaker, diz Luciano Barbosa, head do projeto da Xiaomi/DL no Brasil

“O produto com a assistente virtual da China está sendo estudado para o Brasil”, informa o executivo. “São duas opções que temos. A primeira seria utilizar o próprio motor de IA da Xiaomi para adequação no Brasil, mas isso demanda pesquisa, adaptação de voz, tropicalização. E a outra é ter um dispositivo com outro fornecedor de IA”.

Importante dizer que a Xiaomi utiliza o Google Assistente e a Amazon Alexa em seus produtos. Um exemplo é o Mi TV Stick, dispositivo similar ao Chromecast que chegou ao mercado nesta quarta-feira, 29. Com controle remoto com botões dedicados para Amazon Prime, Netflix e Google Assistente, resolução Full HD em 1080 fps, 1 GB de RAM, 8 GB de armazenamento, Wi-Fi 2.4 e 5 GHz, quadcore de 1 GHz e Bluetooth para controlar via app, o dispositivo é vendido por R$ 500.

Meios de pagamentos

Em relação à carteira digital MiPay, fruto de uma parceria com a Union Pay, Barbosa informa que a solução “não está na fase de desenho no Brasil”, ou seja, não virá para o País por enquanto. O executivo explica que o serviço de m-payment ainda é incipiente na China e nos outros países onde foi lançado. Contudo, assim como foi feito com a inteligência artificial, a sua evolução será observada na China e nesses outros mercados para – eventualmente – ser trazida para o Brasil.