A SAS confirmou a intenção de realizar sua oferta inicial pública (Initial Public Offering ou ‘IPO’, no original em inglês) em 2024. No anúncio feito nesta quinta-feira, 29, o CEO e cofundador da companhia, Jim Goodnight, disse que a empresa usará os próximos anos para realizar os próximos passos e preparar seus negócios para a abertura de capital.

Entre essas etapas estão a estruturação de seus relatórios financeiros, alinhamento de processos e focar em segmentos de negócios que a firma pode crescer. Especificamente, Goodnight aponta que a SAS investirá mais em inteligência artificial e analytics.

Jim Goodnight, CEO e cofundador da SAS. Foto: divulgação

O executivo afirmou ainda que a SAS é uma das fundadoras e líderes do mercado de analytics, que está se tornando vital em um mundo baseado em dados. Afirmou ainda que, após 45 anos de atuação, a empresa tem o “talento e a experiência” que uma startup não consegue replicar, além de uma “forte carteira” de clientes.

Apontou também que este é o momento certo para IPO, pois a companhia atingiu equidade de marca, posição líder do mercado e uma forte saúde financeira. Em 2020, a SAS registrou uma receita de US$ 3 bilhões e nunca em sua história ficou sem lucratividade.