O Magazine Luiza reformulou completamente o seu aplicativo móvel (Android, iOS), como parte de um novo posicionamento estratégico da varejista no ambiente digital. "Não queremos ser uma empresa de varejo tradicional com uma estratégia digital. Queremos ser empresa digital com pontos físicos, onde transmitimos calor humano", descreveu durante a coletiva de apresentação do novo app Frederico Trajano, diretor de operações do Magazine Luiza e filho da fundadora da companhia, Luiza Trajano.

O novo aplicativo teve a sua interface totalmente reformulada, com foco em uma navegação mais simples e rápida. A primeira página é personalizada, exibindo produtos que possam interessar ao usuário, com base no seu histórico de navegação e compras, que é analisado por uma ferramenta de recomendação. Foi incluída também a funcionalidade de compra com um clique, depois de feito o cadastro de um cartão de crédito. Este processo, aliás, foi simplificado, e agora é feito com uma fotografia do cartão a partir da câmera do aparelho. Além disso, o app está integrado ao sistema de controle de estoque das centenas de lojas da varejista e informa se o produto procurado está disponível nas unidades próximas à localização do consumidor. É informado também se a quantidade em estoque está prestes a acabar ou não. São mais de 45 mil produtos cadastrados.

O desenvolvimento do novo app foi todo feito internamente, no Luiza Labs, braço de inovação digital da companhia, que conta com financiamento do Finep e é composto de 75 profissionais, a maioria programadores.

M-commerce

Hoje, 20% da receita do Magazine Luiza provém do comércio eletrônico. O percentual é considerado alto para varejistas tradicionais: em outros expoentes do ramo, como Walmart e Best Buy, a participação digital é menor que 10%.

O mobile, especificamente, responde por 30% dos acessos digitais à plataforma da companhia. A expectativa de Trajano é de que essa proporção supere 50% até maio do ano que vem, graças ao lançamento do novo app.

A empresa fará campanha em mídia de massa para divulgar o aplicativo, inclusive com comerciais na TV. O slogan será "Deixe a tecnologia te fazer feliz". Promocionalmente, até o final do ano, o frete será gratuito para compras feitas dentro do app a partir de R$ 99.

A empresa prepara várias outras novidades para o app nos próximos meses. Uma delas será a funcionalidade de comprar no smartphone e buscar em uma loja próxima. Um teste beta será feito até o final do ano.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!