De acordo com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), 110 mil motoristas já utilizam a Carteira Nacional de Habilitação em aplicativo, a CNH Digital (Android, iOS). A quantidade de motoristas com o app teve um aumento de 61,7%, ante 68 mil que acessavam a solução dois meses antes.

Além do crescimento da solução, o Serpro confirmou que agora a solução funciona em todo Brasil. A adoção pôde ser considerada ‘nacional’, após o Detran do Rio de Janeiro começar a aceitar a CNH Digital na última quarta-feira, 25. O órgão fluminense foi o último a aceitar a tecnologia.

Com a entrada do app no RJ, sua capilaridade no Brasil foi atingida antes do último prazo dado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), 1º de junho. No entanto, a adoção ficou atrás da data original estipulada, 18 de fevereiro.

Os motoristas que podem pedir ao Detran local a carteira eletrônica com certificado digital, são aqueles com o novo modelo do documento, com QR Code na parte de trás. Outra opção para pedir acesso à CNH Digital é via site do Denatran, mas apenas para aqueles usuários que possuem uma assinatura eletrônica.