A Prodesp, órgão de processamento de dados e TI do estado de São Paulo, trocou recentemente o motor de inteligência artificial do Poupinha (Facebook Messenger), o chatbot do Poupatempo. Desde junho de 2018, a solução está sob gestão da própria companhia estadual com a parte de IA baseada na Magna Sistemas, uma empresa de tecnologia que utiliza o IBM Watson.

O Poupinha foi criado e era administrado pela Nama, startup de IA que foi selecionada em 2016 via Pitch.Gov, uma iniciativa para firmas de tecnologia. Um ano depois, a Nama tornou-se fornecedora oficial da solução.

A Nama era proprietária da tecnologia de motor de processamento de linguagem natural (PNL). Em 2017, o serviço via chatbot atendia uma média de 7 mil pessoas diariamente que agendavam os serviços do Poupatempo.

Procurada por Mobile Time, a Prodesp explicou que o chatbot da Nama era apenas um “piloto”, e que, em se mostrando efetivo, por norma, deveria ocorrer uma licitação aberta à participação de quaisquer interessados. A licitação foi aberta, mas não foi concluída, pois um dos participantes (não revelado) entrou na Justiça.

Como a Justiça ainda não se pronunciou sobre a demanda da empresa participante, a Prodesp decidiu assumir temporariamente o desenvolvimento do robô de conversação. Como parte da operação do bot, o órgão estadual decidiu usar uma solução da Magna “que já se encontrava em desenvolvimento para atender às demandas da Prodesp.”

Por sua vez, a Magna explicou que a Prodesp optou tecnicamente pela tecnologia IBM Cloud, que tem enraizado o Watson, e a Magna Sistemas é a empresa que operacionaliza os contratos de produtos e serviços do fabricante IBM para o órgão. Eles frisam que não participaram da licitação para administrar o bot.

Ainda de acordo com a companhia de TI, o contrato de operacionalização de produtos e serviços IBM dura 12 meses, mas a vigência deste contrato não tem vínculo direto com a prestação do serviço para administrar o chatbot Poupinha, do Poupatempo. A cobrança é feita por chamada ao serviço do IBM Cloud.