Presidente da Qualcomm na América Latina, Rafael Steinhauser durante a Futurecom 2019

O presidente da Qualcomm na América Latina, Rafael Steinhauser, garantiu que a fábrica do chip encapsulado QSiP continua com a programação original. Durante coletiva com jornalistas na Futurecom 2019, o executivo frisou que a fábrica entrará em operação no final de 2020 e terá o seu primeiro comercial em meados de 2021.

“O interesse é o mesmo do começo. Tanto que contratamos muita gente, inauguramos centro de desenvolvimento e realizamos parcerias com Inatel, por exemplo”, disse Steinhauser, ao comentar rumores de um possível novo adiamento ou cancelamento do projeto.

O executivo atribui os boatos da indústria às mudanças na Lei de Informática. Mas lembrou que um novo texto foi aprovado na semana passada.

Smartphones e padrões 5G

Steinhauser falou sobre as expectativas para o desenvolvimento do 5G no Brasil. O executivo da Qualcomm explicou que espera que todos os handsets da gama mais alta de preço venham com modem 5G no próximo ano. Acredita ainda que o 4G e seus devices vão coexistir durante um tempo, especialmente nas camadas de preço intermediária e de entrada.

Outro tema debatido na conversa foi a questão de celulares com padrão NSA e SA no 5G. O executivo acredita que a adesão do 5G não será da mesma forma em todos os lugares do mundo, e que a adoção do NSA ou do SA ficará a cargo de cada operadora e de seus equipamentos de rede – se estão aptos ou não para o SA.

5G no Mundo

A baixa do aderência do 5G nos Estados Unidos foi outro tema levantado na coletiva. Mas Steinhauser preferiu dar um panorama global. Em sua visão, o 5G vem ganhando mais tração na Ásia, em especial na Coreia do Sul, que possui mais de 3 milhões de usuários. Para o próximo ano, ele crê na China como principal guia do 5G no mundo.

Ainda assim, o presidente regional da fornecedora lembrou que a quinta geração de Internet móvel possui atualmente muito mais lançamentos comerciais que o 4G, uma vez que o LTE teve quatro operadoras e três fabricantes de celulares em seu começo e o 5G tem, atualmente, 30 operadoras e 40 handsets.