Durante a pandemia de Covid-19, o tempo de tela entre as crianças atingiu novos patamares. A partir de análises métricas como obesidade, problemas de sono, problemas crônicos no pescoço e nas costas, depressão, ansiedade, entre outras questões de saúde, um estudo feito pela Lenstore, varejista que vende lentes de contato no Reino Unido, aponta onde vivem as crianças mais viciadas em tecnologia. Cada país recebeu uma pontuação de 1 a 18 no quesito de atividade física. Quanto maior o número, pior foi considerado o comportamento sedentário. Quanto ao tempo recomendado de tela, o estudo usou como métrica 2 horas por dia.

Na terceira posição está o Brasil. Segundo o estudo, 94% da população está na Internet, gastando 10h08 conectada todos os dias. A taxa de obesidade infantil do País também está aumentando e tem previsão de chegar a 12% até 2025. Com uma pontuação física geral de 11 e uma marca de comportamento sedentário de 12, menos da metade das crianças brasileiras estão seguindo as diretrizes de exercícios ou tempo de tela recomendados. A média geral do Brasil ficou em 4,33. Vale dizer que, com relação à média final, quanto mais baixa a pontuação final, mais viciadas em tecnologia são as crianças.

As crianças nos Emirados Árabes Unidos (média geral de 3,7) são as mais viciadas em tecnologia, com 17 em pontuação em atividade física, 7h24 de tempo na Internet e com uma previsão de 17% de prevalência de obesidade infantil em 2025.

Em segundo lugar estão os Estados Unidos (média geral 4,17). Com uma marca de comportamento sedentário de 11, menos da metade das crianças dos Estados Unidos aderem ao recomendado de 2 horas ou menos de tempo de tela por dia.

No outro extremo da escala, ou seja, com crianças menos grudadas na tela está a Índia. A taxa de obesidade infantil está caindo neste país: estima-se que chegue a 2% até 2025. O país asiático recebeu uma pontuação de 9 para comportamentos sedentários.

Segue o ranking dos dez países com mais crianças aficionadas por tecnologia:

Metodologia

Para encontrar as crianças mais viciadas em tecnologia, a Lenstore analisou cinco métricas diferentes para uma variedade de países ao redor do mundo. Cada métrica recebeu uma pontuação ponderada, e essas pontuações foram combinadas para encontrar os locais onde as crianças provavelmente estão grudadas nas telas. Quanto mais baixa a pontuação final, mais viciadas em tecnologia são as crianças.

Seguem as métricas usadas na pesquisa: previsão de prevalência de obesidade infantil em 2025; usuário da Internet (% da população); tempo diário na Internet; comportamento sedentário em crianças; atividade física geral das crianças.