A IBM anunciou uma parceria com a Onni.ai, startup de inovação em inteligência artificial (IA) generativa, para o desenvolvimento de soluções baseadas na plataforma de IA e dados watsonx, nesta quarta-feira, 29, em evento realizado pela empresa em São Paulo. Destaque para a plataforma proprietária da startup projetada para ampliar as soluções voltadas para atendimento de voz de todos os canais e convertê-la de speech-to-text e text-to-speech, e oferecer automação com maior eficiência para as empresas, especialmente em chamadas telefônicas, vídeos e em redes sociais.

Construída a partir da tecnologia watsonx, a plataforma da Onni.ai tem uma estrutura aberta que se integra às arquiteturas empresariais e a outros sistemas, como CRM, legados e contact center, por exemplo, “independentemente de estarem em ambientes de nuvem ou on-premise”, de acordo com a empresa.

Em relação aos treinamentos e ajustes de LLMs, a plataforma investiu US$ 2 milhões na criação de um laboratório de IA generativa, cujo foco são as soluções de voz, com ênfase na interpretação e no contexto, tanto em português quanto em espanhol.

O presidente da IBM Brasil, Marcelo Braga, explica que a redução de custos operacionais é um dos grandes benefícios que a Onni.ai oferece às companhias-clientes, especialmente por otimizar processos como análise, captura e interpretação de voz, além da eficiência no atendimento para aprimoramento da experiência do cliente. “Com modelos de linguagem mais precisos, mais personalizados e específicos, eles acabam se tornando mais efetivos e mais baratos”, ressalta.