O CEO da BT, empresa de telecomunicações do Reino Unido, Philip Jansen, previu que restringir a participação de mercado da Huawei e outras empresas de “alto risco” das suas redes em até 35% custará 500 milhões de libras (o equivalente a R$ 2,8 bilhões) nos próximos cinco anos. A BT usa equipamentos da Huawei na infraestrutura móvel da EE e, em menor grau, na rede de fibra da BT. A empresa não revelou exatamente o quanto a tecnologia Huawei é usada para sua rede 5G, mas um porta-voz confirmou ao site Total Telecom que é “mais de 35%”.

Atualmente, o governo do Reino Unido estima que a Huawei tenha uma participação de mercado de 44% e reduzi-la para 35% será um empreendimento caro não apenas para a BT.

Nokia e Ericsson parecem ser os principais beneficiários da decisão do governo, com empresas como a BT agora recorrendo a elas para substituir a parte removida. Dadas as alternativas limitadas à Huawei, há receios de que as operadoras possam enfrentar custos adicionais de até 20% para suas redes.