vestíveis

Os fones e as pulseiras inteligentes foram os dois segmentos de Internet das Coisas para o consumidor final que mais cresceram em 2020. Os dispositivos de áudio pessoal inteligente tiveram um incremento de 20% no ano passado, com 432 milhões de unidades enviadas ao mercado. E as pulseiras registraram aumento de 10%, atingindo a marca de 185 milhões de unidades enviadas ao mercado. Os dados são da Canalys.

Pulseiras e relógios

A Xiaomi é a líder em vendas de pulseiras inteligentes, com crescimento de 5,7% nas vendas e envio de 37,7 milhões de unidades em 2020, tendo 20,3% do market share – um ligeiro declínio de 0,9 p.p. na comparação com 2019. Não muito distante está a Apple, com 35,2 milhões de fones sem fio enviados ao mercado global, incremento de 29% ano a ano, e sua fatia de mercado está em 19%. Em terceiro, a Huawei, contabilizando também com a marca Honor, enviou 32,2 milhões de unidades e está com 17,4% de market share. Para a empresa chinesa houve um expressivo aumento nas vendas de 46,6% ano a ano. Completando a lista estão Fitbit e Samsung. Enquanto a empresa comprada pelo Google enviou 13,4 milhões de unidades, a sul-coreana contabilizou 9,6 milhões de fones sem fio vendidos ao mercado. Elas representam 7,2% e 5,2% de fatia de mercado, respectivamente. Nos dois casos, houve queda nas vendas na comparação de 2020 com 2019. A Fitbit registrou queda de 16,3% e a Samsung, 1%.

Fones de ouvido sem fio

No segmento de áudio, a Apple é a líder, tendo enviado ao mercado 108,9 milhões de unidades de seus fones sem fio. Os números incluem a Beats. A companhia de Cupertino registrou crescimento de 29,6% na comparação entre 2020 e 2019, e seu market share é de 25,2%. Samsung (com números da subsidiária Harman inclusos) está na segunda posição, bem atrás da líder. A sul-coreana vendeu ao mercado 38,3 milhões de dispositivos, um crescimento modesto de 3,5% e, assim, chega a 8,9% de fatia de mercado. A chinesa Xiaomi está em terceiro lugar, tendo enviado ao mercado 25,4 milhões de unidades e teve um crescimento expressivo de 82,8% nas vendas de TWS. Ela está com 5,9% de market share. Sony e Edifier completam o ranking. Enquanto a primeira vendeu 15,1 milhões de fones sem fio, e registrou um declínio de 3,1% de vendas, a segunda comercializou 12,3 milhões de unidades, tendo um crescimento de 158,1% na comparação com 2019. Seu market share é de 2,8% e o da Sony é de 3,5%.

 

Canalys

Gráfico sobre o envio ao mercado global de fones de ouvido sem fio e pulseiras inteligentes na comparação entre 2019 e 2020. Imagem: Canalys

Por conta das restrições da cadeia de suprimentos devido à escassez de componentes, a Canalys ajustou suas previsões para 2021 e agora espera que o áudio pessoal inteligente cresça 15,6% para chegar a 500 milhões de unidades e as bandas vestíveis cresçam 10,2% para chegar a 204 milhões de unidades até o fim deste ano.

No Brasil

Vale lembrar que o Brasil também registrou aumento nas vendas desses mesmos produtos. De acordo com a IDC, em 2020, o mercado brasileiro registrou aumento de 81% nas vendas de pulseiras e relógios inteligentes na comparação com 2019. Ao todo, foram vendidos 1,4 milhão desses vestíveis. Os fones de ouvido “truly wireless”, com alguma conexão com Internet, também tiveram um resultado positivo. Foram vendidos 570 mil fones no ano passado, aumento de 284% na comparação com o ano anterior.