A Meta introduziu, nesta quinta-feira, 30, um sistema que permite aos anunciantes das suas plataformas determinarem perto de que tipo de conteúdo seus anúncios serão exibidos, no feed do Facebook e Instagram. O sistema apresenta três níveis de riscos que podem escolher para afastar a publicidade de posts possivelmente polêmicos ou ofensivos.

A companhia desenvolveu um sistema de revisão de inteligência artificial (IA), capaz de classificar o conteúdo para os anunciantes e garantir que os controles de adequação desejados pela marca sejam atendidos. Esses modelos complementam tecnologia existente, que identifica conteúdos que violam ou potencialmente violam as suas regras.

O sistema aprende a classificar o conteúdo dos feeds, como textos, vídeos e imagens, a fim de determinar se ele atende às  políticas de monetização da plataforma. Caso contrário, o conteúdo não é qualificado para que sejam exibidos anúncios acima ou abaixo dele. Quando o conteúdo é qualificado, os modelos o atribuem a uma das três categorias de adequação.

A Meta colaborou com parceiros, como a Global Alliance for Responsible Media (GARM), uma organização que busca garantir que conteúdos prejudiciais não sejam monetizados. Os controles desenvolvidos se alinham à estrutura da GARM, que define conteúdos como de alto, médio e baixo risco. Com a opção mais conservadora, por exemplo, é possível evitar que os anúncios apareçam acima ou abaixo de posts sensíveis envolvendo armas, conotação sexual e discussões políticas.

Meses após um boicote de marcas ao Facebook, em meio a protestos antirracistas nos Estados Unidos, em julho de 2020, a companhia havia prometido que desenvolveria ferramentas para que fosse possível “gerenciar melhor as adjacências de publicidade”. Samantha Stetson, vice-presidente da Meta para o Conselho de Clientes e Relações Comerciais da Indústria, afirmou que testes iniciais mostraram nenhuma diferença significativa na performance ou preço dos anúncios em condições restritivas.

Inicialmente, o recurso está disponível em mercados que falam inglês e espanhol, mas a Meta afirmou que vai lançar ele em outros idiomas e países ainda em 2023. A companhia também pretende levar a customização para outros formatos de publicidade, como nos Reels, Stories e vídeos.