Uma das novidades que o Facebook apresentou nesta terça-feira, 30, foi o anúncio de que o Instagram começa a testar, no fim da semana, no Canadá, a remoção de número de curtidas em fotos na rede social.

O criador de uma postagem ainda pode abrir a janela de curtidas para ver os nomes de todas as pessoas que viram a imagem, mas a contagem, deverá ser feita manualmente.

O algoritmo do Instagram continua priorizando o impacto em curtidas de uma foto. Ele classifica um post no feed de acordo com o total de likes, mas a mudança pode gerar impacto no comportamento do usuário e até mesmo em sua autoestima. Seria, por exemplo, menos provável que os usuários excluam uma foto pelo fato de não receberem curtidas suficientes. De acordo com os executivos da rede social, a ideia é estimular publicações de imagens que realmente representam aquelas pessoas porque, neste caso, não estariam lutando pela maior contagem de usuários.

A novidade ainda está em testes e não tem previsão de quando será oficialmente lançada.

WhatsApp para empresas

Entre os anúncios feitos pelo Facebook durante seu evento, o F8, nesta terça-feira, os executivos anunciaram que, em breve, será possível para empresas inserir no WhatsApp um catálogo com seus produtos.