72% dos internautas brasileiros com smartphone já pediram uma refeição através de um app ou site móvel, informa a nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre comércio móvel no Brasil. Trata-se de um avanço de 14 pontos percentuais em relação à pesquisa de um ano atrás, quando eram 58%. O crescimento também é significativo se comparado com a edição de setembro de 2019, quando eram 62%, ou seja, houve um ganho de 10 pontos percentuais desde então. Como metade das entrevistas da pesquisa foram realizadas na segunda metade de março, parte desse crescimento pode estar relacionado à quarentena da população.

Não há diferença significativa por gênero ou região do País, mas por idade e classe social, sim. Pedir comida em casa via app é mais comum entre os jovens de 16 a 29 anos (76%) e no grupo de 30 a 49 anos (75%), do que entre as pessoas com 50 anos ou mais (58%). No que diz respeito à renda familiar mensal, a prática é mais comum entre consumidores das classes A e B (80%) que entre os das classes C, D e E (71%).

Na disputa entre os apps de delivery, o iFood mantém sua liderança incontestável, sendo o preferido de 70% das pessoas que já usaram esse tipo de serviço. Em segundo lugar vem o Uber Eats, que segue ganhando share gradativamente de seis em seis meses, a cada nova edição da pesquisa. Em sentido inverso está o WhatsApp, que vem perdendo espaço como o favorito para essa finalidade.

Nesta edição da pesquisa foram entrevistados 2.058 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone, respeitando as proporções de gênero, idade, renda mensal e distribuição geográfica desse grupo. As entrevistas foram feitas on-line entre 4 e 25 de março de 2020. A pesquisa tem validade estatística, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e grau de confiança de 95%. O relatório completo está disponível para download neste link.