O primeiro trimestre de 2024 registrou crescimento de 10% ano contra ano nas remessas de smartphones ao mercado global. De acordo com a Canalys, foram 296,2 milhões de unidades.

O resultado foi maior do que o esperado depois de dez trimestres com um mercado enfrentando dificuldades. O resultado positivo é atribuído à renovação do portfólio das marcas e à estabilização macroeconômica em países emergentes.

remessa global de smartphones

Gráfico que mostra o crescimento de remessas de smartphones nos países emergentes. Crédito: Canalys

Correndo por fora

Os destaques ficaram para Xiaomi e Transsion, que mantêm um crescimento consistente de dois dígitos.

No caso da Xiaomi, o incremento foi de 33% na comparação com o 1T23. A fabricante permanece na terceira posição, tendo enviado 40,7 milhões de unidades ao mercado. Com isso, conquistou 14% de market share.

A Transsion enviou 28,6 milhões de smartphones ao varejo, um incremento de 86%. Com isso, conquistou 10% de fatia de mercado.

Remessa global de smartphones: o topo do ranking

A Samsung lidera o topo do ranking com 60 milhões de unidades vendidas no trimestre, o que representa um market share de 20%. Porém, houve uma leve queda nos envios ao varejo de 1%.

A Apple, por sua vez, registrou declínio de 16% em remessa global de smartphones, caindo para a segunda posição, com 16% de fatia de mercado depois de enviar ao mercado 48,7 milhões de unidades. Vale lembrar que, somente na China, a fabricante de iPhones teve declínio de 25% nas vendas.

Correndo por fora

A OPPO completa o ranking entre as cinco fabricantes que mais enviam smartphones ao varejo. Porém, neste primeiro trimestre, registrou queda de 6%, com envio de 25 milhões de unidades e uma participação de 8%.