instagram, tiktok

Capa do relatório da pesquisa

O Instagram tem a liderança absoluta entre apps de redes sociais no smartphone nacional, instalado em 91% dos aparelhos brasileiros, revela a edição 2025 da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil.

O Instagram está mais presente nos smartphones de mulheres (94%) que no de homens (87%). Também é mais comum nos dispositivos das classes A, B e C (93%) que nos das classes D e E (89%). Não foi verificada diferença significativa por faixa etária. O Instagram ficou em primeiro lugar também quando se pergunta qual o app em que a pessoa passa mais tempo ao longo do dia, citado por 34% dos respondentes.

Por outro lado, o app de rede social que mais cresceu nos últimos 12 meses no Brasil foi o TikTok, que passou de 40% para 46% sua penetração nos smartphones nacionais. É marcante sua predominância nos smartphones de jovens de 16 a 29 anos (61%), em comparação com os grupos de 30 a 49 anos (42%) e 50 anos ou mais (41%). O TikTok está mais presente nos smartphones de mulheres (50%) que nos de homens (42%). Não há diferença relevante por classe social.

Enquanto isso, o Facebook está com viés de queda. Embora continue sendo a segunda rede social mais presente nos smartphones brasileiros, sua proporção caiu de 79% para 76% em um ano. O Facebook predomina nos smartphones das pessoas com 50 anos ou mais (86%), em comparação com os grupos de 30 a 59 anos (77%) e 16 a 29 anos (63%). Há também uma diferença por classe social: o Facebook está mais presente nos aparelhos das classes C, D e E (78%) que naqueles das classes A e B (68%).

As demais redes analisadas não apresentaram variações significativas em comparação com o ano passado – LinkedIn, Kwai e X (ex-Twitter). Outras duas foram monitoradas pela primeira vez e são aquelas com menor penetração no país dentre as acompanhadas pela pesquisa: Threads (22%) e Bluesky (6%).

instagram, tiktok

Fonte: Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil 2025

WhatsApp, o app mais popular

O relatório demonstra que o WhatsApp continua sendo o aplicativo mais popular do Brasil. Ele é o mais presente na homescreen do smartphone nacional: está na tela inicial de 53% dos aparelhos no país. É também o app que o brasileiro mais abre ao longo do dia, apontado por 51% dos entrevistados. Além disso, quase a metade dos brasileiros (47%) escolheriam o WhatsApp caso só pudessem ter um aplicativo em seu smartphone. O WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones nacionais.

Chamou a atenção nesta edição a entrada pela primeira vez de um app de marketplace digital na faixa acima de 10% de presença na homescreen de smartphones brasileiros: o Shopee está na tela inicial de 11% dos aparelhos.

Além disso, entraram na lista dos apps mais presentes na homescreen brasileira este ano com pelo menos 2% de citações: ChatGPT, Carteira de Trabalho Digital, Carteira Digital de Trânsito, Disney+, Hotmart, KMV, Latam Pass e Temu.

Alguns apps não figuram mais na lista dos mais presentes na homescreen deste ano porque ficaram abaixo de 2% nesta edição: Ali Express, Americanas, Hotmail, Oktoplus, OLX, Pagbank e Serasa.

A pesquisa traz ainda uma série de outros dados, como hábitos de compras in-app dos brasileiros, assinatura de streaming de vídeo, consumo de música, ebooks e cursos em canais digitais etc.

Foram entrevistados pelo Opinion Box entre os dias 12 e 27 de março 2.019 brasileiros que possuem smartphone. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O relatório completo pode ser baixado aqui.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!