CNH

Nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Imagem do Ministério da Infraestrutura reproduzida pela Agência Brasil nesta segunda-feira, 30

O governo brasileiro começa a emitir uma nova versão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na próxima quarta-feira, 1. De acordo com reportagem publicada pela Agência Brasil, o documento receberá um código internacional, utilizado em passaportes, para permitir ao motorista embarcar em autoterminais de aeroportos.

A habilitação também recebe informações em inglês e francês – além, claro, em português – para facilitar a entrada do cidadão em outros países. A nova versão da CNH ainda terá a tradicional cor verde misturada com uma nova cor amarela e efeitos gráficos para evitar falsificações e fraudes.

O documento ainda terá Código QR e pode ser expedido em formato digital, impresso ou ambos. Também permitirá o nome social e afiliação que o condutor desejar.

Prevista para ser atualizada desde a publicação da Resolução nº 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em dezembro do ano passado, a adoção da nova CNH não é obrigatória e não invalida nenhum documento ativo. A mudança será feita gradualmente, a partir da emissão de novos documentos, renovação ou segunda via aos condutores.

Em 2021, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) registrou 14 milhões de CNHs renovadas e 2,1 milhões de novos documentos. Em abril deste ano, o total de CNHs ativas no Brasil é de 77 milhões.