A Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) esclareceram nesta terça-feira, 30, que a divulgação da empresa vencedora da licitação do Smart Sampa ocorrerá apenas após a conclusão do processo, o que envolve uma prova de conceito da tecnologia.

“A partir de agora, a proposta passa por uma Prova de Conceito (POC) para avaliar a solução tecnológica apresentada, além de uma análise econômico-financeira e de toda a documentação da empresa responsável. Durante esse período, a licitação fica suspensa. Se houver alguma inconsistência na documentação, a empresa será desclassificada e a licitante com a segunda proposta mais vantajosa será convocada”, explicou a prefeitura em resposta a Mobile Time.

Na última segunda-feira, 29, o leilão para definir qual empresa seria responsável por instalar as câmeras e o sistema de reconhecimento facial na capital paulista ocorreu com normalidade. Doze companhias participaram e fizeram 52 lances. Ganhou aquela que propôs o menor valor para operar e instalar a plataforma por mês, R$ 9,2 milhões, em um custo total aos cofres municipais de R$ 552 milhões, uma vez que o edital estima 60 meses de implantação.

Entenda

Ao fim da sessão, o pregoeiro da Bolsa Eletrônica de Compra do Estado de SP (BEC) informou que “a sessão será suspensa e será reaberta dia 12 de junho de 2023, às 10h”, em respeito aos termos do edital. E a empresa ganhadora não foi anunciada, inclusive os participantes do leilão aparecem apenas como um login alfanumérico aleatório na plataforma de leilão. Por exemplo, a vencedora tem o código ‘FOR0129′. Dito isso, o processo está atualmente “aguardando análise” na BEC. Se a administração municipal confirmar a empresa, aparecerá como “aceitável”. Se negar será “não aceitável”.