A fabricante de smartphones chinesa Xiaomi anunciou com “estrondo” sua chegada no Brasil nesta terça-feira, 30, em São Paulo. Com um teatro lotado por 900 fãs da marca, o vice-presidente internacional da empresa, Hugo Barra, apresentou o Redmi 2 como o primeiro smartphone da Xiaomi no País.

Os fãs tiveram que aguardar quase três horas de fila para entrar no Theatro Net. Ao entrar no palco, Hugo Barra foi ovacionado pela plateia. Ele revelou que 8 mil pessoas se inscreveram para o evento, o que obrigou a empresa a organizar uma segunda sessão. A maioria dos participantes era composta por fãs da companhia chinesa.

“Se eu tivesse que escolher só uma coisa para dizer sobre a Xiaomi, eu diria que nós vivemos para os nossos fãs”, afirmou o executivo brasileiro, ao lembrar que existem 31 fãs clubes da marca ao redor do planeta, sendo que a empresa opera em apenas oito países.

“Eles (fãs) são jovens super ligados em tecnologia. Mas para desembolsar dinheiro com alta tecnologia teriam que gastar uma fortuna. Nós acreditamos que a alta tecnologia não deve ser cara”, completou Barra, ao apresentar o smartphone.

Redmi 2 e MIUI 6

O Redmi 2 será o primeiro smartphone da Xiaomi produzido no Brasil. Foxconn, a empresa que produz os iPhones e iPads no País, será encarregada da produção em sua planta de Jundiaí. No entanto, a primeira safra dos produtos foram importados da China. De acordo com Leo Marroig, diretor-geral da Xiaomi na América Latina, a ideia é que o ritmo inicial de manufatura da fábrica não seja interrompido.

A fabricante da China traz como novidade em seu smartphone uma entrada para dois SIMcards 4G: as outras marcas costumam apresentar a entrada de dois chips com um lado como 2G e outro como 4G/3G. O Redmi 2 ainda vem com processador Snapdragon 410 de 64 bit quad-core 1.2 GHz, 1 GB de memória RAM LDDR3 (similar aos novos Macs da Apple), tela de 4.7 polegadas, câmera traseira de 8 megapixels, câmera frontal de 2 megapixels, 9,4 mm de espessura, 133 gramas de peso e sistema operacional MIUI 6 baseado no Android 4.4 (KitKat).

O MIUI 6 foi um dos temas mais explorados por Hugo Barra em sua exposição. Ele se refere ao software como “a plataforma”. Barra ressaltou que o MIUI possui 100 milhões de usuários no mundo, e que funciona como uma plataforma colaborativa, com os usuários dando informações para a atualização semanal do sistema. “São exemplos de coisas simples que fazemos para melhorar a vida de vocês”, completa o executivo brasileiro.

O Redmi 2 começou a ser vendido na modalidade de registro (pré-venda) na tarde desta terça-feira apenas através do site Mi.com. No dia 7 de julho, os usuários poderão entrar novamente na página para confirmar a compra.

Mi Band e Mi Power Bank

Além do celular, a Xiaomi apresentou outros dois produtos que devem chegar ao mercado brasileiro nas próximas semanas, ainda sem data definida: a pulseira inteligente Mi Band, por R$ 95, e o carregador Mi Power Bank, por R$ 99, que não serão produzidos no Brasil.

A pulseira inteligente atua como monitor de atividade física e sono, assim como um desbloqueador para qualquer smartphone ou tablet Android. Possui resistência à àgua IP67 e sua dura bateria 30 dias de uso. Já o Mi Power Bank possui bateria de 10.400 mAh e sistema inteligente de proteção contra quedas de energia, curto-circuito, sobrecarga e inserção incorreta.

Como parte da estratégia de relacionamento, a equipe da Xiaomi deu aos fãs presentes na sessão, como uma edição customizada do Power Bank.