Trinta milhões de brasileiros possuem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, pessoas entre 15 e 19 anos representam o grupo que mais emitiu o documento, com 3,3 milhões de expedições. Crianças, entre zero e quatro anos, aparecem com quase 2 milhões de emissões.

O documento conta com o CPF, único número válido em todo país, e permite a integração entre sistemas, facilita o combate a fraudes e usa tecnologias de biometria e autenticação digital. A validade do documento para quem tem até 12 anos é de cinco anos, pois nessa idade ocorre a mudança na biometria, o que altera a identificação.

A CIN, lançada em julho de 2022, vem com um QR code que permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade, além de aumentar a segurança da conta Gov.br em acesso a serviços digitais, como o Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito.

A emissão é feita pelos institutos de identificação civil dos estados. Para o atendimento, é preciso apresentar o CPF e a certidão de nascimento ou de casamento, em via original ou cópia autenticada. Caso queira incluir informações adicionais no documento, como tipo sanguíneo ou condições de saúde, é preciso levar os comprovantes para cada um dos dados.

No dia e horário marcados, o solicitante deve comparecer ao posto de atendimento com os documentos em mãos. Na ocasião, será feita a captura de foto, impressões digitais e conferência dos dados.

O prazo para a nova identidade ficar pronta varia de acordo com o estado, mas, em geral, leva entre sete e 20 dias.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!