A Huawei vai lançar seu próximo smartphone top de linha, o Mate 30, ainda que sem os aplicativos do Google. A apresentação do flagship acontece no dia 19 de setembro, em Munique, na Alemanha. Segundo o site da CNBC, o celular será lançado em mercados internacionais e na China, mesmo com o bloqueio às aplicações e aos softwares da empresa norte-americana. De acordo com uma fonte do noticiário, o Mate 30 terá o processador da Huawei Kirin 990 e poderá se conectar à rede 5G.

A Huawei não desistiu do lançamento apesar de estar na Lista de Entidades, feita pelo governo dos Estados Unidos, que restringe as empresas norte-americanas de fazer negócios com a companhia chinesa. Vale dizer que, apesar de o Departamento de Comércio dos EUA ter estendido por mais 90 dias o prazo para que empresas possam vender para a Huawei por meio de licenças especiais, a suspensão temporária não se aplica a novos produtos, como o Mate 30.

Na China, a ausência dos aplicativos do Google não será notada, já que eles são proibidos por lá. Porém, para se tornar a número um em vendas de smartphones, como a Huawei pretende ser, ela deve usar o OS Android em seus handsets. Mesmo com o anúncio oficial do HarmonyOS, ainda é cedo para a fabricante usá-lo, já que ela não quer se indispor com o Google.

O plano B para o mercado internacional, caso não possa usar o Android, será fazer como a Huawei aplica na China, ou seja, usar uma versão de código aberto do sistema operacional do Google, sem os apps da norte-americana pré-instalados.

Segundo a agência de notícias Reuters, a Huawei já sentiu o embargo norte-americano. As remessas de smartphones para a Europa caíram 16% ano a ano no segundo trimestre de 2019.