A Huawei planeja lançar um kit de mapas de navegação em outubro deste ano, um produto que surge como alternativa ao Google Maps. A informação foi confirmada pelo presidente da divisão de cloud da chinesa, Zhang Pingan, ao jornal China Daily nesta sexta-feira, 16. Batizada de Huawei Map Kit, a solução não é destinada para o consumidor final, mas para que desenvolvedores criem apps e soluções móveis.

O Huawei Map Kit chega como opção para developers para manterem apps baseados em sistemas de navegação rodando no Harmony OS, o sistema operacional da Huawei lançado na última sexta-feira, 9. Ou seja, este kit torna-se uma alternativa diante do possível bloqueio de dispositivos móveis da Huawei ao Android OS e seus apps, como o Google Maps.

Disponível em 40 línguas, o kit terá condições do trânsito em tempo real, sistema sofisticado de navegação que reconhece mudança de faixa dos carros, mapa em realidade aumentada e cobertura em 150 países. Inicialmente, o Booking.com e o Yandex farão parte da iniciativa.