Leonardo Capdville - TIM - Printscreen

A TIM iniciou um teste piloto com 5G DSS para banda larga residencial em cidades de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Leonardo Capdeville, CTIO da operadora, informou ainda sobre o lançamento de um ecossistema de saúde digital e sobre a expansão de hectares cobertos com o ConectaAgro em 2021. O executivo participou nesta sexta-feira, 30, da Futurecom 2020.

Na prova com o 5G DSS, a tecnologia que permite ter acesso à quinta geração de rede celular com as atuais frequências do 4G, o executivo confirmou o que Marco di Costanzo, diretor de engenharia da operadora havia anunciado no Fórum das Operadoras Inovadoras, evento realizado por Mobile Time e Teletime. Em sua fala no Futurecom 2020, Capdeville explicou que as três cidades com a conectividade residencial são Itajubá (MG), Três Lagoas (MS) e Bento Gonçalves (RS). O objetivo do teste é levar banda larga fixa de ultra velocidade com acesso sem fio, chamada de FWA, em inglês.

Capdeville explicou que os CPEs (roteadores) de FWA (fixed wireless access, em inglês, ou banda larga fixa sem fio) estarão aptos ao uso nas novas frequências do 5G (3.5 GHz e 26 GHz) que entrarão no leilão que deve acontecer no primeiro semestre de 2021.

A teste estava originalmente programado para setembro.

IoT

Outro tema abordado pelo executivo da TIM foi a criação, em breve, de um ecossistema de Internet das Coisas (IoT) em um setor que é prioridade para a TIM, o de saúde. Assim como acontece atualmente em agronegócio com a iniciativa ConectaAgro, Capdeville explicou que a próxima aposta da companhia será em saúde digital.

“Nós (TIM) queremos criar um mercado com líderes do conhecimento de saúde, com parceiros que tragam conhecimento de negócios e de tecnologia. Similar ao Conectar Agro (na agricultura)”, disse o CTIO da operadora. “Criar um ambiente de hospital digital é importante. Isso é fundamental sabendo que o País tem dimensões continentais e tem dificuldade para levar médicos a locais mais distantes. Podemos viabilizar o hospital digital para esse primeiro atendimento, com uma medicina de qualidade para regiões distantes do Brasil. A vertical de saúde é uma das prioridades da TIM”, completou, ao dar exemplo de solução de telemedicina.

Do ConectaAgro, Capdeville informou que a expectativa da TIM é aumentar de 5 milhões de hectares cobertos com rede 4G em 2020 para 12 milhões de hectares em 2021.