Samir Vani, country manager da MediaTek (Crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

Estimando crescer mais de duas vezes em receita em quatro anos, de US$ 8 bilhões para US$ 19 bi, e mais de cinco vezes em lucro operacional, de US$ 700 milhões para US$ 4 bilhões, a MediaTek quer diversificar seus negócios globais e avançar em novas áreas, além dos smartphones, produtos de conectividade e TVs.

“De três a cinco anos, vislumbramos um mercado de novos devices. Por exemplo, o setor automotivo é algo em que acreditamos, ao lado do metaverso e da conectividade plena [computação heterogênea, dos smartphones à casa]”, disse Samir Vani, country manager da MediaTek no Brasil. “Queremos diversificar as fontes de faturamento trazendo produtos para esses novos mercados. Um exemplo são os óculos de realidade virtual que a Sony lançou para o Playstation com o nosso chip”, completou.

Além das três categorias citadas como novas verticais, o executivo deu como exemplo o 6G, o Wi-Fi 7 e os equipamentos com baixo consumo de energia para IoT. Mas deu ênfase principalmente à inteligência artificial e à comunicação satelital.

“Teremos SoCs com conectividade de satélite. Hoje já temos provas rodando em diversos lugares do mundo. Isso vai se tornar cada vez mais presente nos smartphones. Mas, como sempre, é algo que começará na camada mais cara (flagships) e depois seguirá para os mais baratos”, explicou em conversa com a imprensa nesta quarta-feira, 30. “Inteligência artificial é um dos pilares da nossa empresa. Ela passa por tudo aquilo que oferecemos ao mercado, chips de roteadores, smartphones e TVs”, relatou.

TVs com IA

Um dos exemplos de avanço em IA citado por Vani é o teste da Globo em 8K (ultra full HD, 7.680 por 4.320 pixels) na Copa do Mundo. A MediaTek é um dos parceiros que ajuda a emissora a trazer imagens em 8K do Catar para o Brasil por meio da inteligência artificial dos chips que traz melhoras na qualidade de vídeo (upscaling).

O country manager também afirmou que o teste traz novos benefícios para a TV Digital, vide: integração broadcast-broadband, áudio imersivo e personalizado e qualidade de vídeo otimizada (dados mais técnicos podem ser vistos nesta matéria da Tela Viva).

Porém, Francisco Peres, gerente do departamento de estratégia e licenciamento de telecom da Globo, lembrou durante o MPN Fórum na última terça-feira, 29, que ainda não há equipamento comercial com o codec H.266 – vital para o 8K funcionar em sua plena capacidade.

Cenário incerto

Olhando para a estratégia dos próximos dois anos, Vani acredita que a MediaTek trabalha com um cenário de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade (VUCA, na sigla em inglês). Este panorama acontece pelo cenário geopolítico da guerra da Ucrânia, tensões entre Estados Unidos e China, além da inflação global.

“Mas teremos melhoras em 2024 com queda da inflação mundial. E mesmo em 2023, já começa a melhorar um pouco”, prevê o country manager. “Um recado que o nosso CEO [Rick Tsai] passou é que, ‘apesar de tudo, continuamos líderes no mercado, inovadores e temos um base muito forte em produtos”, completou.