Mercado Pago

Ignacio Estivariz (dir.) é diretor sênior de contas digitais do Mercado Pago. Imagem: reprodução

O acesso ao crédito acelerou no segundo trimestre de 2022 no Mercado Pago (Android, iOS) em todos os países onde a fintech atua – Argentina, Brasil e México. Fazendo um recorte com dados do Brasil, 61% dos usuários do Mercado Pago conseguiram com a fintech acesso pela primeira vez a um cartão de crédito. E 52% dos consumidores e 43% dos vendedores da fintech tiveram acesso pela primeira vez a um empréstimo.

“80% dos créditos que ofertamos têm prazo inferior a quatro meses e são quatro empréstimos em média por usuário, o que mostra a preferência pelo microcrédito e sua recorrência”, complementa Ignácio Estivariz, diretor sênior de contas digitais do Mercado Pago, em conversa com jornalistas nesta quarta-feira, 30.

Os números fazem parte de uma análise interna feita pelo Mercado Pago em parceria com a consultoria Americas Market Intelligence, o Monitor de inclusão financeira do Mercado Pago. O objetivo era avaliar o avanço da inclusão financeira da região, a partir dos usuários do seu ecossistema, em especial depois do pior momento da pandemia de Covid-19. Para isso, o estudo utilizou 46 variáveis internas da fintech, tais como quantidade de vezes que o cliente acessa a conta, o que acessa, se digitaliza o dinheiro etc. Foi feita ainda uma pesquisa com 44.816 usuários do Mercado Pago – entre 15,4 mil vendedores e 29,3 mil consumidores – para complementar o estudo.

Para Estivariz, houve, sim, um avanço na inclusão financeira no Brasil, mas também nos outros dois mercados onde a fintech atua. “As pessoas vão usando as novas ferramentas e planejam poupança, compra de seguros, entre outros produtos e serviços que estão na nossa plataforma. À medida que a prateleira de produtos vai aumentando, as pessoas vão efetivamente usando”, explicou.

No primeiro trimestre de 2020, 7 milhões de pessoas recebiam seus rendimentos pelo Mercado Pago. No 2T22, foram 22,4 milhões. Houve também um crescimento expressivo do número de contas ativas (+169% no 2T22 na comparação com o mesmo período do ano passado).

77% das contas ativas existentes no segundo trimestre de 2022 no Mercado Livre tiveram mais de três movimentações por trimestre – taxa de uso frequente referência do Banco Mundial. O número era de 68% no 2T20.

O estudo também mostrou que entre os usuários de contas ativas na fintech no Brasil, 28% não têm cartões de débito nem de crédito em outra instituição financeira. E 72% dos usuários possuem um cartão de crédito, sendo este o do Mercado Pago. Ou seja, sete em cada dez clientes têm na fintech seu único meio de pagamento.

Em espécie

Neste período crítico da pandemia houve também a digitalização do dinheiro. 75% dos consumidores brasileiros da fintech disseram na pesquisa que quando usam o Mercado Pago acabam utilizando menos dinheiro. Já entre os vendedores, o percentual cai para 60%. E houve um incremento de 27 pontos percentuais, de 38% para 65% entre o 2T20 e o 2T22, no volume de depósitos.

Mercado Livre

Tela do estudo Monitor de inclusão financeira. Imagem: reprodução/Mercado Pago

Educação financeira

Com relação a tópicos como planejamento, controle de finanças e economia/ganho de mais dinheiro, a pesquisa mostrou que os brasileiros avaliam o app do Mercado Pago como uma ferramenta financeira. 90% dos consumidores entrevistados concordam com a afirmativa de que “Usar o Mercado Pago me ajuda a planejar e controlar melhor minhas finanças (estabelecer metas, objetivos e organizar minha vida financeira). Da parte dos vendedores, o percentual fica próximo, 88%.

No caso da afirmativa “O Mercado Pago me ajudou a resolver um problema financeiro (perda de rendimentos, por desemprego, problemas de saúde ou de moradia etc)”, 77% dos consumidores concordaram com a frase e 76% dos vendedores também.