Ilustração: La Mandarina Dibujos

As remessas de smartphones ao mercado global devem registrar queda de 4% em 2023 na comparação com o ano anterior. De acordo com as estimativas do Gartner, serão enviados 1,23 bilhão de unidades no ano ante 1,28 bilhão em 2022.

Os consumidores estão segurando seus telefones por mais tempo do que o esperado, de seis a nove meses, e mudando de contratos fixos para flexíveis na ausência de novas tecnologias significativas, explica Ranjit Atwal, analista diretor sênior do Gartner no reporte da empresa de análise de mercado.

A inflação é um fator que prejudica a aceleração das vendas. Fornecedores estão repassando esses custos adiante, reduzindo ainda mais a demanda. Segundo Atwal, os gastos do usuário final com seus smartphones devem cair 3,8% em 2023.

Vale dizer que o Garter também prevê queda de remessas globais também para PCs (-7%).

Vale lembrar que a Canalys registrou queda de 11% nos envios de smartphones no mundo em 2022 na comparação ano a ano, totalizando menos de 1,2 bilhão de unidades enviadas ao mercado. Ao longo do quarto trimestre, o declínio foi maior, de 17%. Segundo dados da Canalys, este foi a pior performance em uma década do mercado de celulares.