Executivos C-level e trabalhadores de grandes empresas têm percepções bastante diversas sobre os impactos da IA generativa no ambiente de trabalho, aponta novo relatório global da Accenture. 

No que diz respeito ao fim de postos de trabalho, por exemplo, 58% dos trabalhadores dizem que a IA generativa aumenta a insegurança em relação ao seu emprego, enquanto apenas 29% dos executivos acreditam que seus funcionários estejam preocupados com esse risco.

60% dos trabalhadores acreditam que a IA generativa poderia aumentar seu nível de estresse enquanto apenas 37% dos executivos entendem que isso aconteceria com seus funcionários.

82% dos trabalhadores acreditam compreender a nova tecnologia, enquanto 36% dos executivos afirmam que a falta de compreensão sobre IA generativa seria uma preocupação dos seus funcionários.

94% dos trabalhadores estão confiantes de que podem aprender a usar IA generativa em suas rotinas de trabalho, mas 32% dos executivos acham que a falta de habilidade dos funcionários com a nova tecnologia vai emperrar o avanço da empresa.

Por fim, 53% dos trabalhadores demonstram preocupação com a qualidade das respostas geradas por IA, enquanto apenas 21% dos executivos acreditam que isso preocupe seus funcionários.

Intitulada “Work, Workforce, Workers Age of Generativa AI”, a pesquisa entrevistou 7 mil executivos C-level e 5 mil trabalhadores de empresas com receita anual acima de US$ 1 bilhão sediadas em 19 países, incluindo o Brasil. O relatório completo pode ser baixado aqui.

Crédito da imagem no alto: ilustração produzida por Mobile Time com IA generativa